domingo, 8 de julho de 2012

Sobre a Pré-história & História: O homem pré-histórico e suas descobertas.


Sobre a Pré-história & História: O homem pré-histórico e suas descobertas.

Nascimento da religião na pré-história
Período Paleolítico - 35.000 a 8.000 a.C
No final da fase Neanderthal, é possível encontrar a primeira evidência de práticas ritualísticas através dos "enterros", supostamente um rito fúnebre. Talvez não seja possível provar essa evidência religiosa, mas é possível perceber uma "preoculpação com a morte" e com o que acontece com o pós-morte. É bem possível que o homem desse período estivesse se questionando sobre a morte e o que veria d´pois dela. Será que foi nesse período que o homem descobre um mundo paralelo ou melhor dizendo uma existência paralela? Poderíamos levar em consideração a influência externa, o homem de um período anterior a glaciação descobre o fogo ("algo sobrenatural"), o desconhecido que passa ser "venerado" ou respeitado como algo que lhe traz benefício ("benção sobrenatural").
A vitória foi alcançada e logo o mesmo aprendeu a habilidade do fogo, o domínio sobre o mesmo que lhe servil para sobrevivência no período de glaciação e também para cozinhar ou assar alguns alimentos em geral animais que foram caçados. O fogo uma "benção dos deuses". O homem pré-histórico associou mais tarde as forças da natureza com divindades, uma prova disso vem através das representações artísticas de períodos tardios, quando o Homo sapiens sapiens descobre o sagrado na natureza e passa a cultua-lo. Existem representações cheias de conotações religiosas, impregnadas de práticas xamânicas, onde nessas imagens homens se vestem com peles de animais caçados. Os movimentos representados parecem conotar "dança ritual e êxtase" associado a caça. Quase sempre nesse mesmo tipo de representação existem animais ao redor deste "sacerdote" vestido com pele de animal, em algumas é possível encontrar outros homens junto com este "caçando" ou talvez imitando a "caçada selvagem". O período pré-histórico é marcado pela luta por sobrevivência e pela "fertilidade" da tribo. Uma vez que a taxa de mortalidade é muito alta nesse período, devido os caçadores-coletores saírem para suas "caçada-selvagem" e poderem não retornar por conta dos perigos pelo caminho, levando em consideração a disputa, a luta contra o animal e eventuais dificuldades pelo caminho. Provavelmente o homem pré-histórico, antes da caçada, mantinha relações sexuais com as mulheres, para que dessa continuidade a tribo. Existe uma forte relação de a mulher e o feminino ter sido exaltado como divindade, pois no paleolítico o homem, via o sagrado no feminino, a mulher dava luz as crianças e estes não sabiam que eram eles que "fertilizavam as mulheres" bem provável os homens da tribo só conheciam o prazer sexual e não relacionava isso ao ato de sua participação na geração de outro ser. As representações do paleolítico revelam um suposto culto ao feminino, onde em tais representações, ha imagens femininas, com seios fartos, ventres e coxas exagerado conotando uma gestação. é curioso perceber que em tais representações a cabeça e o rosto não são revelados, só é dado importância ao ventre, os seios, a coxa e vagina. Essas imagens conotam certamente um culto a natureza feminina. Forças da natureza que protegem fecundidade, que só mais tarde foi reconhecia a participação masculina. Em alguns casos, tias representações estão rodeadas de animais. Isso significa existir relação dessas "deusas-mães" da fertilidade com os animais e caçada.
Entende-se que nesse período, o homem via o sagrado centrado na figura feminina.
Estas estatuetas e representações, são chamadas de "venus", desse período são datas as "vênus de Willendorf" (Austria), "vênus de Lespugue" (França), "vênus da Trácia" (mediterrâneo) e "vênus do Nilo" (Egito).

No período da glaciação, o homem se expande pelos continentes, chegando as Américas através do "estreito de Bering".
Há 12.000 anos ocorre a desglaciação (supostamente o dilúvio); após a desglaciação as Américas ficam separadas dos outros continentes.


Final do Paleolítico _ Paleolítico Superior à 10.000 anos.

A medida que a temperatura foi aumentando, surgia a vegetação nos desertos que rodeavam o equador, surgindo bosques e pradarias ricos em recursos vegetais e animais. Período muito propício para agricultura. Graças à melhoria do clima os caçadores-coletores conseguiram se transferir para latitudes que durante milênios tinham sido absolutamente inóspitas, e as comunidades do mundo pós-glacial foram abençoadas com tal fertilidade dos campos, consequentemente isso levou a busca pelo desenvolver do aproveitamento desses recursos naturais disponíveis agora.
A mais importante destas novas adaptações ao meio. que iria transformar a face da terra, foi a doção da agricultura como meio de vida e sobrevivência. Para o homem do final do paleolítico, agricultura era então uma "dádiva divina". É desse período os vestígios mais acentuados do culto à fertilidade da terra, dos animais e da tribo. Provavelmente é nesse período que nasce a "religião" centrada na terra, devido e esse avanço e reconhecimento de maiores possibilidades. Particularmente as deusas-rios são introduzidas na religiosidade dessas tribos. Seria bom ter como referência a "vênus" novamente, pois algumas delas foram encontradas em rios ou próximas a rios, como a "vênus de Willendorf", encontrada no rio Danúbio.             Tal nome me faz lembrar Danna, ou até mesmo Diana. Seria então esse culto, relacionado a deusa-rio, que mais tarde chegou a Irlanda como Danna? Teriam os Tuarthas Dé Dannan, uma origem no Danúbio? Uma vez que o mesmo culto também esta relacionado a água do rio que fertiliza a terra, Talvez não tenha sentido essas suposições, devido os proto-celtas serem de um período bem posterior, mas o culto a terra e a água eram antigos, e tais elementos estão intimamente relacionado a fertilidade e sobrevivência da tribo. Talvez seja nesse período que foi iniciado tal culto, um culto-raiz a deusa Danna. O nome Danúbio, realmente parece fazer referência a Danna, embora num período mais tardio.


Neolítico 8.000 a 4.000/ Início da Historia por volta de 3.200 a.C


Nesse período ocorre a "Revolução Agrícola", quando o homem sedentário desenvolver as técnicas agrícolas levando a um salto tecnológico. Surgindo um anova forma de entender e de se relacionar com o entorno ( a natureza e a fertilidade que lhe rodeava). A natureza como mãe, passou a ser observada com respeito, acentuando o sentimento sagrado com a "matre-natura". Para eles não foi suficiente apenas compreender, agora era necessário transforma-lo. A agricultura se desenvolveu de forma independente em diversas zonas do mundo, tão distintas entre elas.
Adaptação e flexibilidade eram as aliadas de cada comunidade tribal do neolítico. Oriente médio por volta de 8.000 a.C; na China por volta de 6.000 a.C; e na Mesoamérica ao redor do 7º milênio.

5.000 a.C _Surgimento da metalurgia, com o uso de metais para confeccionar objetos, desenvolvimento de técnicas metalúrgicas.
4.000 a.C _ O crescimento das aldeias devido o aperfeiçoamento da agricultura graças a metalurgia, leva a primeira "revolução urbana".
3.200 a.C _ Primeiros indícios da escrita, levando ao período conhecido como "História". Sumerianos criam a escrita cuniforme. Por volta de 3.100 a.C, os egípcios criam fonemas (sons) aos símbolos escritos. "Mas foram os Fenícios que criaram, pela primeira vez, em 1.100 a.C, um greupo de símbolos em que cada um deles representa um som diferente da límbua.            O alfabeto fenício tinha 22 sinais."


Historia: Idade do Bronze tardia 2.000 a 1.000 a.C

- Adoração do sol na Europa setentrional ( Sol visto como uma deidade feminina, antigos germânicos se referiam a " Frau Sonne")
- Oferendas votivas em pântanos de turfa.
- a sociedade egípcia, já muito desenvolvida, vivia o primeiro período intermediário (2.181-1.841 a.C), até o início do 3º período intermediário (1.750-1.080 a.C).
- Formação da Grécia (2.000-1.200 a.C)
- Protoceltas da cultura Urnfield ( 1.200-700 a.C) vestígios dos ancestrais célticos no sul da Alemanha, nos Alpes Suíços e na Tchecoslováquia.

Idade do ferro 1.000 a 100 a.C

- 753 a.C início da civilização romana (Realeza romana durante 753-509 a.C).
- Ascenção celta no período Hallstatt 700 a.C e surgimento das primeiras civilizações nórdicas e germânicas.
-509 a.C início a república de Roma.
-500 a.C início da cultura La Téne (ultimo período da formação dos povos celtas). Surgimento na proximidade do rio Reno (Holanda e Bélgica), espalhando-se pelo leste europeu até a Hungria e a Suiça, e para o Oeste até a França, Grã-Bretanha, Espanha e Portugal (Celtíberos).


Autor: Phênix Belgae (Leandro Bruycker)_Pesquisador de cultura celta e religiões pagãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário